O SMD nasceu da prática constante de diversas artes marciais e sistemas de defesa pessoal.
Sem nunca procurar ser uma arte mas a essência da eficácia nos confrontos reais.
Absorvendo todas as técnicas que se me mostravam eficientes, juntando as aos poucos num único Sistema desenvolvido por R. L.
Nascido e criado em locais humildes mas muito problemáticos sempre foi obrigado a ter um nível de auto-suficiência muito grande. Ali a vida não lhes permite fraquejar ou errar muitas vezes. Crescido no meio dos maiores problemas do nosso século, problemas esses que levaram muitos amigos para o nosso inevitável destino final.
Educado na disciplina e no bom senso, através dos exemplos diários que o rodeavam, foi sempre fazendo as escolhas que lhe permitiam se desviar dos maus caminhos. A prática do desporto e principalmente das Artes Marciais, nomeadamente do, Kung-Fu Wu- Shu, Judo, Vo Viet Vo Dao, Full Contact, Kick Boxing, Muay Thai, Savate, Boxe, Krav Maga, Submission, MMA, Jiu – Jitsu Brasileiro, etc, foram a fórmula para nunca percorrer caminhos errados (têm sido, desde sempre, a orientação necessária naquele que se pretende ser o caminho mais correcto).
Na prática constante das Artes Marciais, há mais de 28 anos, sempre procurou a eficácia real, deixando de parte movimentos bonitos mas pouco úteis.
Aos dezasseis anos começou a trabalhar na área da segurança privada onde enfrentou diversas situações de rua e profissionais que punham à prova as técnicas treinadas nas diversas artes. Durante este período entrou nas mais variadas competições das diversas artes que praticava, tendo obtido grandes vitórias e também algumas derrotas que fortaleceram a sua humildade e perseverança.
Com dezanove anos cumpriu o serviço militar no Exército Português no Centro de Instrução de Operações Especiais (CIOE), onde apreendeu variadas técnicas militares. Após o seu término regressou à Segurança Privada até os seus vinte e quatro anos quando entrou para as Forças de Segurança (Guarda Nacional Republicana).
Durante a formação de agente de autoridade, apercebeu-se que a formação recebida na área da defesa pessoal, estava ultrapassada e não demonstrava qualquer eficácia. Nesse preciso momento juntamente com o seu Camarada e Amigo de sempre iniciou um trabalho árduo de pesquisa e formação nessa área, bebendo de todos os ramos das artes marciais e sistemas de defesa pessoal, começou a juntar as técnicas e aplicações que demonstravam ser realmente eficazes.
Findo o ano de formação, entrou de imediato para o antigo BOP (Batalhão Operacional), hoje GIOP, da Unidade de Intervenção. Nas funções de operacional realizou inúmeras missões nacionais e uma missão internacional (Iraque 2003/04). Transferido para o Pelotão de Intervenção do Porto, interveio em diversas operações de buscas domiciliares e detenções de indivíduos perigosos.
Desde então o percurso de R. L. nas Forças de Segurança, é classificado devido ao empenhamento operacional que tem.
Esteve em missão em Timor Leste entre 2008 e 2009, país para o qual levou o Jiu-Jitsu Brasileiro, dando aulas diariamente a colegas de profissão, a atletas timorenses de outras artes marciais e a crianças oriundas de famílias desfavorecidas.
Esteve no Curso de Promoção entre 2010 e 2011.
É Instrutor de Luta e Defesa Pessoal de um Destacamento de Intervenção.
Durante os anos como agente de autoridade, tanto em Portugal, como no Iraque e Timor, viu-se constantemente obrigado a por à prova as técnicas que viriam a ser o SMD, tendo demonstrando uma grande eficácia. Todas as técnicas que não comprovavam a sua eficácia eram revistas e alteradas até se tornarem dignas de serem incluídas no Sistema.
De 2009 a 2011 passou tudo para escrito, tendo lhe atribuído o nome de SISTEMA MARCIAL DE DEFESA.
A divulgação do SMD foi de imediato um sucesso, tendo recebido convites de canais televisivos para efectuar demonstrações e participar em concursos.
Agendado um calendário anual repleto de formações, este teve inicio no final de Fevereiro, com o 1º Curso Grau Monitor, realizado exclusivamente sobre convite. Durante esse ano foram ministradas formações em Portugal, Polónia, Espanha e Suíça.
Desde então o SMD tem realizado permanentemente formações até ao dia de hoje.