História

O SMD nasceu da prática constante de diversas artes marciais e sistemas de defesa pessoal.

Sem nunca procurar ser uma arte mas a essência da eficácia nos confrontos reais.

Absorvendo todas as técnicas que se me mostravam eficientes, juntando as aos poucos num único Sistema desenvolvido por R. L.

Nascido e criado em locais humildes mas muito problemáticos sempre foi obrigado a ter um nível de auto-suficiência muito grande. Ali a vida não lhes permite fraquejar ou errar muitas vezes. Crescido no meio dos maiores problemas do nosso século, problemas esses que levaram muitos amigos para o nosso inevitável destino final.

Educado na disciplina e no bom senso, através dos exemplos diários que o rodeavam, foi sempre fazendo as escolhas que lhe permitiam se desviar dos maus caminhos. A prática do desporto e principalmente das Artes Marciais, nomeadamente do, Kung-Fu Wu- Shu, Judo, Vo Viet Vo Dao, Full Contact, Kick Boxing, Muay Thai, Savate, Boxe, Krav Maga, Submission, MMA, Jiu – Jitsu Brasileiro, etc, foram a fórmula para nunca percorrer caminhos errados (têm sido, desde sempre, a orientação necessária naquele que se pretende ser o caminho mais correcto).

Na prática constante das Artes Marciais, há mais de 28 anos, sempre procurou a eficácia real, deixando de parte movimentos bonitos mas pouco úteis.

Aos dezasseis anos começou a trabalhar na área da segurança privada onde enfrentou diversas situações de rua e profissionais que punham à prova as técnicas treinadas nas diversas artes. Durante este período entrou nas mais variadas competições das diversas artes que praticava, tendo obtido grandes vitórias e também algumas derrotas que fortaleceram a sua humildade e perseverança.

Com dezanove anos cumpriu o serviço militar no Exército Português no Centro de Instrução de Operações Especiais (CIOE), onde apreendeu variadas técnicas militares. Após o seu término regressou à Segurança Privada até os seus vinte e quatro anos quando entrou para as Forças de Segurança (Guarda Nacional Republicana).

Durante a formação de agente de autoridade, apercebeu-se que a formação recebida na área da defesa pessoal, estava ultrapassada e não demonstrava qualquer eficácia. Nesse preciso momento juntamente com o seu Camarada e Amigo de sempre iniciou um trabalho árduo de pesquisa e formação nessa área, bebendo de todos os ramos das artes marciais e sistemas de defesa pessoal, começou a juntar as técnicas e aplicações que demonstravam ser realmente eficazes.

Findo o ano de formação, entrou de imediato para o antigo BOP (Batalhão Operacional), hoje GIOP, da Unidade de Intervenção. Nas funções de operacional realizou inúmeras missões nacionais e uma missão internacional (Iraque 2003/04). Transferido para o Pelotão de Intervenção do Porto, interveio em diversas operações de buscas domiciliares e detenções de indivíduos perigosos.

Desde então o percurso de R. L. nas Forças de Segurança, é classificado devido ao empenhamento operacional que tem.

Esteve em missão em Timor Leste entre 2008 e 2009, país para o qual levou o Jiu-Jitsu Brasileiro, dando aulas diariamente a colegas de profissão, a atletas timorenses de outras artes marciais e a crianças oriundas de famílias desfavorecidas.

Esteve no Curso de Promoção entre 2010 e 2011.

É Instrutor de Luta e Defesa Pessoal de um Destacamento de Intervenção.

Durante os anos como agente de autoridade, tanto em Portugal, como no Iraque e Timor, viu-se constantemente obrigado a por à prova as técnicas que viriam a ser o SMD, tendo demonstrando uma grande eficácia. Todas as técnicas que não comprovavam a sua eficácia eram revistas e alteradas até se tornarem dignas de serem incluídas no Sistema.

De 2009 a 2011 passou tudo para escrito, tendo lhe atribuído o nome de SISTEMA MARCIAL DE DEFESA.

A divulgação do SMD foi de imediato um sucesso, tendo recebido convites de canais televisivos para efectuar demonstrações e participar em concursos.

Agendado um calendário anual repleto de formações, este teve inicio no final de Fevereiro, com o 1º Curso Grau Monitor, realizado exclusivamente sobre convite. Durante esse ano foram ministradas formações em Portugal, Polónia, Espanha e Suíça.

Desde então o SMD tem realizado permanentemente formações até ao dia de hoje.

Login Status

You are not logged in.

Próxima Formação

4º Curso de Formação SMD para Profissionais do Ensino. Sábado 30 junho 2012, em Lisboa.

Newsletter